sábado, 10 de outubro de 2009

Quotidien Tips - 2 dicas surpreendentes para fazer seu blog crescer

2 dicas surpreendentes para fazer seu blog crescer


(convido você a copiar e colar a íntegra deste post em seu blog)

Ontem à tarde deparei um vídeo realmente interessante no blog do Google Adsense com uma dica um tanto óbvia e duas nem tanto.

Achei tão interessante que decidi compartilhar na oficina sobre blogs que estou ministrando no Sesc-PR, mudando ligeiramente meus planos de aula.

Jack Herrick é o fundador do wikiHow, um projeto colaborativo que visa criar o maior e melhor manual de instruções do mundo. Qualquer visitante pode criar ou editar os artigos do site. Ele recebe mais de 16 milhões de visitantes por mês.

Herrick compartilhou 3 dicas que ajudaram esse site a chegar nesse volume de acessos.

1. Qualidade de conteúdo

Não vou me aprofundar muito aqui, pois este blog é quase inteiramente sobre isso.

2. Ofereça a cópia de seu conteúdo

Permita que as pessoas copiem seu conteúdo. E aqui saímos um bom tanto do que nós blogueiros estamos habituados a pensar.

Normalmente, gostamos de ser citados – quando se usa apenas um trecho do texto -, mas não gostamos de ter textos ou posts inteiros copiados.

Eu, sinceramente, deixei de me importar com isso desde que haja a atribuição da autoria e o link apontando para a página original (mas, se não há, também tenho mais o que fazer do que me importar com esse tipo de coisa).

A dica de Jack é deixar bem claro que seus artigos podem ser copiados (e sob que condições) através de uma licença Creative Commons.

Entenda o que é uma licença Creative Commons com este vídeo:

O que mais surpreende nesta dica é o fato de ela estar, inclusive, em um blog ligado ao Google, que preza conteúdo original na hora de entregar o resultado de uma pesquisa a um usuário de seus serviços.

3. Permita que as pessoas colaborem

Nós blogueiros também estamos mais habituados a manter nossos blogs sozinhos, muito embora a caixa de comentários também possa ser considerada conteúdo. A sugestão, no entanto, é começarmos a nos abrir mais às sugestões e à colaboração efetiva dos leitores. As pessoas gostam de ajudar e de se ajudar. Gente atrai gente. E, consequentemente, os acessos tendem a subir.

O que vou fazer

Pretendo deixar explícita uma licença Creative Commons em meus blogs (provavelmente esta, que já adoto no blog Livros e Afins). Também quero encontrar um plugin para WordPress que exiba o HTML pronto para os interessados copiarem e colarem o meu conteúdo em seus próprios blogs, incentivando e facilitando a cópia. Alguém sabe se esse plugin existe?


Fonte