Curitiba terá ônibus de 2 andares para turismo
Nos próximos dias começarão a circular em Curitiba os novos ônibus de dois andares da Linha Turismo. Os ônibus double-decker tornaram-se atrações turísticas em cidades européias como Londres, Paris, Madrid e Barcelona. O piso superior dos novos ônibus fica ao ar livre, proporcionando uma vista panorâmica do trajeto e dos 25 pontos de visitação.
Os double-decker têm o dobro da capacidade dos antigos ônibus do modelo "jardineira". O número de bancos aumenta de 32 para 66. A capacidade total sobe de 76 para 92 pessoas. O aumento da capacidade vai resolver a necessidade freqüente de acomodar grupos maiores de excursão.
Os novos veículos têm 55 assentos no segundo piso, equipados com cinto de segurança de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos. Não será permitido viajar em pé no piso superior. Antes de movimentar o veículo, o motorista fará o controle da posição dos passageiros por meio de uma câmera.
O novo modelo tem carroceria com quatro metros de altura; são 80 centímetros a mais do que as jardineiras. Por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha - como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito - foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros. Como o piso do deque do ônibus está a 2,6 metros do chão, haverá segurança total para passageiros com até 2,4 metros de altura. A proteção é feita com um pára-brisa dianteiro e com barras de proteção lateral e traseira.
O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.
Os novos ônibus têm piso baixo, com uma plataforma que desliza na mesma altura da calçada, facilitando o embarque de pessoas com dificuldades motoras. Os veículos foram produzidos pela montadora Mercedes, com carroceria Busscar, têm câmbio automático e sistema de amortecimento especial para tornar a viagem o mais suave possível. O motor foi fabricado com tecnologia Euro 3, que reduz à metade a emissão de poluentes em relação aos modelos anteriores, sem injeção eletrônica. O sistema de som é digital, inclusive no deque superior, e transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português).
Dos cinco ônibus novos, três pertencem à empresa Glória e dois à empresa Mercês. No modelo atual de operação do transporte coletivo, o investimento inicial na compra de ônibus é feito pelas operadoras das linhas, mas as empresas são remuneradas para isso com recursos da tarifa do transporte coletivo.
As cinco jardineiras que atualmente fazem a Linha Turismo ficarão na reserva técnica, e serão utilizadas como reforço no período de férias escolares, quando o movimento de passageiros aumenta, e também como substitutas dos double-decker em manutenção.
Os novos veículos têm 55 assentos no segundo piso, equipados com cinto de segurança de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos. Não será permitido viajar em pé no piso superior. Antes de movimentar o veículo, o motorista fará o controle da posição dos passageiros por meio de uma câmera.
O novo modelo tem carroceria com quatro metros de altura; são 80 centímetros a mais do que as jardineiras. Por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha - como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito - foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros. Como o piso do deque do ônibus está a 2,6 metros do chão, haverá segurança total para passageiros com até 2,4 metros de altura. A proteção é feita com um pára-brisa dianteiro e com barras de proteção lateral e traseira.
O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.
Os novos ônibus têm piso baixo, com uma plataforma que desliza na mesma altura da calçada, facilitando o embarque de pessoas com dificuldades motoras. Os veículos foram produzidos pela montadora Mercedes, com carroceria Busscar, têm câmbio automático e sistema de amortecimento especial para tornar a viagem o mais suave possível. O motor foi fabricado com tecnologia Euro 3, que reduz à metade a emissão de poluentes em relação aos modelos anteriores, sem injeção eletrônica. O sistema de som é digital, inclusive no deque superior, e transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português).
Dos cinco ônibus novos, três pertencem à empresa Glória e dois à empresa Mercês. No modelo atual de operação do transporte coletivo, o investimento inicial na compra de ônibus é feito pelas operadoras das linhas, mas as empresas são remuneradas para isso com recursos da tarifa do transporte coletivo.
As cinco jardineiras que atualmente fazem a Linha Turismo ficarão na reserva técnica, e serão utilizadas como reforço no período de férias escolares, quando o movimento de passageiros aumenta, e também como substitutas dos double-decker em manutenção.
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