segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Quotidien Global Sustainability Centers - Curitiba 2020

Curitiba está entre as mais sustentáveis do mundo


Curitiba faz parte de um grupo de dez cidades que podem se tornar centros de sustentabilidade global até 2020. É o que aponta a revista Ethisphere, edição de setembro. A publicação do instituto norte-americano que leva o mesmo nome avaliou quais as cidades de todo o mundo que possuem planos de sustentabilidade e selecionou as melhores práticas. Curitiba é a única cidade da América do Sul citada no estudo. "É mais um estudo internacional que comprova a qualidade de vida e a capacidade de desenvolvimento sustentável de Curitiba", diz o prefeito Beto Richa.

Como a capital paranaense, Toronto (Canadá), Cingapura (Cingapura), Londres (Inglaterra), Frankfurt (Alemanha), Melbourne (Austrália), Nova Iorque (EUA), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Cidade do Cabo (África do Sul) e Hyderabad (Índia) são apontadas como possíveis modelos de sustentabilidade. São cidades preocupadas com o desenvolvimento econômico presente, sem colocar em risco os recursos necessários para as gerações futuras. "São centros que não estão esperando o que pode acontecer e sim agarrando as questões com as próprias mãos e começando a agir", diz a revista.

Entre as questões avaliadas, Curitiba se destacou das demais cidades avaliadas obtendo as melhores notas nos quesitos "Inovação e Investimentos" e "Transporte e Habitação", obtendo nota 9.8, e "Plano Ambiental e Progresso", com nota 9.6. A pontuação máxima era 10.

O estudo avaliou ainda os itens Saúde e Recreação, Educação, Arte e Cultura, Economia e Desenvolvimento de Negócios, Regulamentação, Aplicação da Lei e Transparência e Mídia e Discurso.

A revista aponta como "exclusivo" o sistema de transporte público de Curitiba por atender toda a cidade e ser usado por 85% da população. O programa habitacional que oferece moradia a preços acessíveis para a população de baixa renda também coloca a cidade em destaque quando o assunto é o atendimento às necessidades dos cidadãos, por meio de planos sustentáveis.

O estudo do Instituto Ethisphere, que se dedica à pesquisa, criação e divulgação das melhores práticas desenvolvidas nas áreas da ética e governança corporativa, destaca que o planejamento de Curitiba para o desenvolvimento sustentável ocorre desde a década de 60. Segundo o levantamento, em muitos aspectos, Curitiba vem conseguindo resultados melhores do que pequenas cidades européias que têm grandes programas de sustentabilidade, o que faz com que sirva de exemplo para dirigentes de várias cidades ao redor do mundo que vem até a capital paranaense em busca de idéias para projetos sustentáveis.

Para determinar quais as cidades estavam qualificadas para o grupo, chamado Centros de Sustentabilidade Global (GSCs), o Instituto Ethisphere considerou fatores como a economia e a população. As cidades devem ter mais de 600 mil habitantes. Atividades culturais, universidades e o reconhecimento internacional também foram levados em conta.

A matéria completa pode ser lida no endereço eletrônico http://ethisphere.com/2020-global-sustainability-centers/

Um comentário:

Guedes disse...

Essa sim é a nossa cidade...